Arteterapeuta Valéria R. Fazio


zio, Valéria Ribeiro de Fazio, arteterapeuta, mulher em poesia, ateliê de arteterapia em santos/sp, arteterapia online

  • Sou arteterapeuta e membro do Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae (referência acadêmica na área).
  • Como atriz, já participei de curtas e várias peças. Além de escrever e atuar na trilogia teatral “Afrodite“.
  • Como escritora, sou coautora do livro de contos “Laboratório do Escritor”.
  • Faço parte do EncontrArte: grupo que reúne arteterapeutas do Sedes para a troca de conhecimentos e criações artísticas.
  • Além da minha experiência como artista e arteterapeuta, trabalhei por anos como advogada e mediadora na área de Família, onde acompanhei de perto as histórias e desafios de muitas mulheres.
  • Em 2019, realizei o sonho de criar um espaço livre e dedicado à criatividade, ao bem-estar feminino e à transformação pessoal através da arte.

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA

"Sou uma artista de alma, vivo em conexão com meu coração e liberto minhas emoções, meus sentimentos, por meio da arte, para sentir na essência quem realmente sou!"

A arte sempre fez parte da minha vida como expressão. Sempre gostei de vivenciá-la através de cursos de aquarela, argila, escrita criativa, dança e principalmente teatro. Entretanto, a minha vida profissional foi por muito tempo dedicada à carreira jurídica. 

E a partir de certas experiências como advogada na área de Família e mediadora de conflitos na Vara da Violência Doméstica do Fórum de Santana (Projeto Íntegra), percebi que a arte integrada poderia ser um caminho de transformação social e de empoderamento feminino. 


Arteterapeuta Valéria R. Fazio, Valéria Ribeiro de Fazio, arteterapeuta, mulher em poesia, ateliê de arteterapia em santos/sp, arteterapia online


Em 2010, após uma oficina de escrita criativa, publiquei um livro de contos chamado “Laboratório do Escritor”. Logo depois, tirei o meu registro como atriz e criei o espetáculo “Afrodite em Chamas” voltado para o público feminino.

E na busca por um caminho que pudesse unir a arte e a conscientização das mulheres, em 2017, passei a promover “Círculos de Mulheres”. Com rodas de leitura e livros sobre ancestralidade feminina, como Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés. 

Como resultado de todo esse processo, decidi estudar Arteterapia e após a conclusão da minha especialização no Instituto Sedes Sapientiae, criei o Ateliê em 2019.